Viva o futuro - Blog Endireitado

Breaking

Blog Endireitado

Para quem pensa Direito

4 de novembro de 2017

Viva o futuro


É consenso que na última semana os ânimos dos mais de seis milhões de candidatos do Enem 2017 estão à flor da pele. As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) amanhã (5) e no próximo domingo (12). Aqui no Pará, os portões abrem às 11h e fecham às 12h; as provas serão aplicadas a partir das 12h30.


No Enem 2016, foram 8.627.260 inscritos; neste, 7.603.290. A queda no número de inscrições é consequência do mesmo ter deixado de certificar o ensino médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Até a manhã de hoje (4), cerca de 19% dos participantes ainda não consultaram o cartão de confirmação da inscrição. Dentre todos os inscritos, a maior porcentagem de acesso é dos "treineiros".


Neste ano ocorreram muitas mudanças no Enem, e como parte delas, o primeiro domingo contará com as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas (cinco horas e meia de prova); no segundo, Matemática e Ciências da Natureza (quatro horas e meia). Visando o pouco tempo disponível para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, apresentei ao Senado, em julho deste ano, a Ideia Legislativa "Aumento do tempo de prova do ENEM", que recebeu mais de 21 mil apoios.


Ao meio-dia de hoje, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia, negou 4 pedidos da Procuradoria Geral da República (PGR) e da Advocacia Geral da União (AGU) para permitir ao Ministério da Educação (MEC) dar zero à redação que ferir os "direitos humanos". A decisão da magistrada foi aplaudida pelos estudantes e pela sociedade. 


Finalmente poderemos apreciar redações nota mil diferentes, com pontos de vista diversos, sem aquele monótono politicamente correto de sempre, aparentando ter sido escrita por robôs. Quem sabe agora nos sintamos mais livres para desenrolar nossos argumentos. Viva o futuro!

Um comentário:

  1. ENEM É NOSSA PORTA DE ENTRADA NAS UNIVERSIDADES. VAMOS CAPRICHAR NA REDAÇÃO E FAZER ÓTIMA PROVA.
    1° DIA FOI POUCO CANSATIVO MAS PORÉM TRANQUILO A MEU VER, AGUARDO O 2°.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade única de seus autores e não representam a opinião deste canal de comunicação.