Redação — Consumo de álcool e drogas por adolescentes - Blog Endireitado

Breaking

Blog Endireitado

Para quem pensa Direito

3 de dezembro de 2017

Redação — Consumo de álcool e drogas por adolescentes


Vinícius Vieira Soares, 16 anos, Marabá (PA)

“Álcool, drogas e adolescência — Combinação mortal

É notório que o consumo de álcool e drogas por adolescentes tem sido motivo de grande preocupação recentemente. Dentre tantos motivos relevantes, temos a relação entre a ingestão de bebidas alcoólicas por menores de idade e o incentivo dos pais para tal, e as pesquisas que apontam crescimento do uso de drogas entre os adolescentes no Brasil.

Comprovadamente, os adolescentes começam a beber cada vez mais cedo, de acordo com pesquisa divulgada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Dessa forma, o prematuro ingresso deles no consumo de bebidas alcoólicas está, indubitavelmente, relacionado ao incentivo de muitos pais para tal, pois permitem que seus filhos menores de idade experimentem vinhos com elevadas porções de álcool, cervejas e afins.

Contudo, não é apenas a ingestão de álcool por adolescentes que causa preocupação e polariza opiniões. Em consonância com a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PENSE) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, o uso de drogas aumentou entre os menores no Brasil. À vista disso, percebemos o quanto os hábitos dos jovens brasileiros estão deturpados.

Fica evidente, portanto, que o consumo de álcool e drogas por adolescentes é preocupante e revela estatísticas lamentáveis. Cabe às escolas, juntamente com a família, o desenvolvimento de projetos de conscientização a respeito da problemática, bem como a sua promoção; e ao Estado fomentar práticas desportivas aos jovens, como forma de garantir a coletividade do corpo social.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única de seus autores e não representam a opinião deste canal de comunicação.