Título de eleitor digital - Blog Endireitado

Breaking

Blog Endireitado

Para quem pensa Direito

18 de dezembro de 2017

Título de eleitor digital


Eleitores de todo o país e do Pará já podem usar o título de eleitor pelo celular, através do aplicativo "e-Título", lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no começo do mês, com o intuito de facilitar a vida do cidadão. A nova ferramenta já foi baixada por mais de 110 mil usuários, e conforme o ministro Gilmar Mendes, representará uma economia relevante à Justiça Eleitoral.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), somente no estado, quase dois mil eleitores já baixaram o aplicativo. Ele está disponível no Google Play e na App Store. Para utilizá-lo, o usuário deve inserir o número do título eleitoral, seu nome, a data de nascimento e, por fim, o nome da mãe e do pai; assista ao vídeo a seguir:


O e-Título pode ser apresentado em substituição ao título eleitoral físico na hora de votar, apenas nos casos de eleitores que possuem identificação biométrica, índice que chega a 47,55% no País. "Aqueles que tiverem feito a biometria terão o título com a foto. Portanto, vão poder votar já com este documento virtual na zona eleitoral de maneira tranquila. É uma revolução", afirmou o presidente do TSE, Gilmar Mendes, ao lançá-lo.

A novidade surgiu de uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). Logo, o projeto foi prestigiado e adotado pelo TSE. Rosana Magalhães, secretária de tecnologia da informação do TRE do Acre, idealizadora do e-Título, explicou que uma das funcionalidades é a obtenção da via digital do título eleitoral. Ela explicou que, além do próprio título, o eleitor recebe informações sobre a sua quitação eleitoral.

Tudo corre às mil maravilhas até agora. Veremos no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única de seus autores e não representam a opinião deste canal de comunicação.