Cotas dominam luta por vaga na Unifesspa - Blog Endireitado

Breaking

Blog Endireitado

Para quem pensa Direito

26 de janeiro de 2018

Cotas dominam luta por vaga na Unifesspa


Terminaram nesta sexta-feira (26) as inscrições no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu 2018. Até o final da tarde de quinta-feira (25), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) já havia recebido mais de 13 mil inscrições de candidatos da região e de diferentes cidades do país. A maioria das inscrições, até esta data, é na modalidade de concorrência Lei de Cotas, com 5.941 inscritos (44,8%), Ações Afirmativas, com 5.2809 inscrições (39%) e 5.280 candidatos na modalidade Ampla Concorrência (15,3%).  De acordo com o cronograma do Sisu, o resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro. 

Este ano, a Unifesspa oferta 1.246 vagas em 37 cursos de graduação, entre eles, quatro cursos novos: Jornalismo, em Rondon do Pará; Medicina Veterinária, Zootecnia e Geografia, em Xinguara. Entre os cursos mais concorridos da Unifesspa estão Direito, Pedagogia e Psicologia. A Unifesspa está presente nas cidades de Marabá (campus sede), Rondon do Pará, Xinguara, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia.

No Campus Marabá são ofertados os cursos de Agronomia, Ciências Econômicas, Direito, História, Ciências Sociais, Geografia, Pedagogia, Física, Matemática, Química, Ciências Naturais, Sistemas de Informação, Geologia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia da Computação, Engenharia Química, Psicologia, Ciências Biológicas, Saúde Coletiva, Letras — Língua Inglesa, Letras- Língua Portuguesa e Artes Visuais.

No Campus Xinguara também são ofertadas vagas no curso de História; no Campus de Rondon do Pará serão ofertados, ainda, os cursos de Administração e Ciências Contábeis; no Campus Santana do Araguaia, o curso de Matemática. No Campus de São Félix do Xingu, o curso de Letras-Língua Portuguesa.

Ações afirmativas e Lei das Cotas

Além de aderir às cotas, a Unifesspa adota como ação afirmativa própria a bonificação regional. Trata-se de um bônus de 20% sobre a nota do Enem concedido aos candidatos inscritos na modalidade ampla concorrência que cursaram pelo menos um ano do Ensino Médio em escolas públicas ou privadas nos municípios que integram as regiões de influência das cidades nas quais estão implantadas os Campi da Unifesspa além dos municípios que integram as regiões de influência das cidades de Imperatriz-MA e Araguaína-TO.

“A Unifesspa tem se destacado na região pela qualidade dos seus cursos, todos muito bem avaliados pelo MEC, e a cada ano temos um aumento da procura pelas vagas, recebendo inscrições do Brasil inteiro. Orientamos os alunos que leiam o edital de seleção no site da Unifesspa, escolha a modalidade de concorrência apropriado ao seu perfil e não deixe a inscrição para a última hora”, afirmou Edson dos Anjos, coordenador de normas e regulação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Unifesspa (Proeg). 

(Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade única de seus autores e não representam a opinião deste canal de comunicação.